top of page

Cabeça no lugar

 

  Muita calma nessa hora! Pilotando numa boa e com segurança.

 

  O vento no peito e a resposta instantânea do acelerador que nos traz a sensação de liberdade e total mobilidade. Mas não somos de ferro, como a máquina, e o contato indesejado com o chão nos lembra disso. Por isso, muita calma nessa hora! Pilotar numa boa não tem a ver somente com direção defensiva, mas é respeitar o próximo, e manter um comportamento pacífico sobre duas rodas. É fácil perceber que não estamos sozinhos no trânsito - além do mais, em uma metrópole como São Paulo rodam 1 milhão de motos licensiadas. Ter a consciência coletiva ao conduzir a sua moto garante a segurança de todos, inclusive a sua!

  As armadilhas da rua.

 

  A rua é pública, ou seja, a rua também é sua. Mas claro que não estamos sozinhos nela, e além da sua moto tem outras rodando pelo mesmo espaço junto com os carros, ônibus, caminhões e pedestres. Aliás, quando estamos fora da moto, também somos pedestres. Ou seja, se não tivermos consciência coletiva, teremos que conviver com todas essas armadilhas da rua. Por isso da importância de não trafegar acelerando a todo momento, perceber a sinalização dos outros veículos segurando a onda e respeitando o espaço e o momento dos demais condutores. Também não se esqueça de se colocar no lugar dos pedestres quando estão atravessando a rua.

 

  Não caia nas armadilhas da rua. Pilote numa boa e com segurança!
 

  As armadilhas da estrada.

 

  Estatisticamente, boa parte dos acidentes na estrada podem ocorrer nos minutos iniciais ou nos minutos finais da viagem, quando estamos ou relaxados demais ou cansados demais, desviando a atenção da pilotagem. É sempre um desafio evitar esse risco, mas há diversas técnicas que nos ajudam. Na saída para a estrada:

  • Evite se alimentar ou beber em excesso na noite anterior

  • Procure dormir bem para ter energia no início da viagem

  • Prepare toda a bagagem no dia anterior

  • Faça uma verificação dos equipamentos e bagagem antes de subir na moto

  • Coma uma refeição leve antes de sair

 

  Chegando ao destino:

  • Não hesite em dar uma "última parada" somente para tomar um café e esticar as pernas, mesmo sem precisar parar para abastecer

  • Caso falte somente uns 50km para chegar, você pade sim dar uma última parada

  • Evite pilotar a noite em regiões desconhecidas

  • Quando possível, procure planejar e reservar sua hospedagem antes de partir para a estrada

 

  Não caia nas armadilhas da estrada. Pilote numa boa e com segurança!
 

Cilindradas

bottom of page