O que vestir e o que usar
Equipamentos de segurança e acessórios indispensáveis
Melhor do que estar bem vestido, é estar adequadamente vestido. Infelizmente, a baixa exigência da lei leva em consideração somente o uso do capacete, mas sabemos que estamos com todo nosso corpo exposto ao pilotar a moto, onde quer que se vá. Portanto, teremos a oportunidade de ver as vantagens de se estar "bem vestido" em cima da moto, e a importância de se usar uma boa jaqueta, um par de luvas e calças com proteção, e estar bem calçado.
1. Anti-abrasivo
2. Veste melhor
3. Durabilidade
1. Evite a chuva a
2. Mais pesada
"Minha jaqueta de couro, minha armadura contemporânea", Frejat.
Nimguém gosta de levar um tombo de moto, mas estar bem equipado com uma boa jaqueta pode aliviar o esqueleto e a pele nesse momento. Atualmente, o mercado oferece uma diversidade de modelos de toda a qualidade e preço.
As jaquetas de couro são as mais clássicas, e contam ainda com um tratamento que as deixam mais comfortáveis de usar, além de sua capacidade anti-abrasiva. Procure pelas proteções em kevlar nas extremidades do cotovelo e ombros, e também a proteção cervical. Seu peso pode incomodar um pouco e não é adequado que se tome chuva com ela.
Quando se trata de conforto, as jaquetas de cordura são imbatíveis pela sua leveza. As proteções em kevlar sempre estão presentes, e as opções de ventilação são muitas — encontradas nas mangas e no peito. Uma grande vantagem nesses modelos é ser impermeável à chuva - claro, que o ideal é usar a capa de chuva por cima, poupando a jaqueta. Na verdade, não dá para encarar uma chuva forte por muito tempo sem se molhar. Outro detalhe bacana é o forro que normalmente acompanha esse categoria de jaqueta, aquecendo os dias de frio em cima da moto.
1. Leve
2. Impermeável
3. Quente com o forro
1. Menos durável
O que já usamos aqui no Cilindradas.
Abandonada no passado, a jaqueta de couro foi substituída pela de cordura. Depois de provar algumas, Teodoro optou pela que está na foto que possui alguns detalhes legais:
- Ventilação através de um zíper na manga - bem na altura do "muque".
- Punho com ajuste em velcro - quando a fita está solta, a manga fica bem aberta proporcionando uma ventilação muito boa pelo braço.
- Gola ajustável com velcro.
- Dois bolsos externos com zíper e dois internos.
- Impermeável.
- Forro interno removível (quase um "edredon", só para o inverno)
- Proteções em kevlar nos ombros e cotovelos e nas costas (removíveis).
Quando não possui uma proteção no ziper da frente, em uma queda pode fazer uma grande diferença. Relatos de amigos que sofreram uma queda, dizem que uma das jaquetas, por não ter essa proteção, o ziper foi arrebentado com o atrito do solo e a jaqueta se abriu. A cordura é uma proteção bem resistente que foi eficiente na proteção dos braços e pernas dos dois.