Para quem vai pegar a estrada!
Bem, apesar das estradas ficarem lotadas no período de festas ou feriados prolongados é um período de alegria em busca de destinos para o descanso e diversão. Para o motociclista a alegria é ainda maior, pois leva vantagem por se livrar dos engarrafamentos. Mas vale lembrar algumas dicas literalmente vitais para quem vai encarar isso:
- NÃO SE ARRISQUE desnecessariamente nas estradas e não saia atrasado. Quando ver o corredor parado na estrada, redobre a atenção e reduza a velocidade para sua zona de comforto. Nem todos os motoristas percebem o movimento das motos nas estradas e evitar um acidente representa PRESERVAR A SUA VIDA, pois a lataria do automóvel precisa somente do funileiro.
- Por melhor equipado que estejamos, por mais confiável que seja os freios da sua moto, estando ou não com garupa, NUNCA TENHA PRESSA numa estrada congestionada. Lembre que se você estivesse preso no carro, não teria a mobilidade espetacular que sua moto lhe dá.
Agora, umas DICAS LEGAIS para quem vai pra bem longe:
Encarar muitos quilômetros e alguns dias na estrada exige alguns cuidados extras:
- Planeje as paradas para se hidratar no calor e esticar as pernas. Caso sua moto tenha autonomia de camelo, vá equipado com uma MOCHILA COM RESERVATÓRIO INTERNO PARA LÍQUIDOS com o canudinho "na mão", mas é sempre bom dar uma paradinha para "esticada" no corpo.
- Nossos verões sempre prometem temperaturas altas, e haja VENTILAÇÃO NA JAQUETA de cordura para dar conta do calor. Talvez seja interessante considerar um desses COLETES DE RESFRIAMENTO DO CORPO.
- O verão também traz chuva, então vale a pena levar na bagagem um PAR DE LUVAS EXTRA para alternar com aquela que molhou.
- Mesmo bem equipado com uma bota bacana, considere se equipar com uma POLAINA IMPERMEÁVEL daquelas de velcro que complementam a capa de chuva.
O conforto ao pilotar na viagem faz parte da segurança e contribui com a atenção do piloto em longos trechos.
Pilote numa boa e com segurança!
Não deixe um pneu furado estragar a sua viagem 31/12/14
Claro que ninguém quer ter um pneu furado na estrada, mas você já pensou nisso? Como estar preparado para essa situação?
Temos duas dicas aqui no Cilindradas para quem vai pegar a estrada e não quer ficar na mão:
Pneus com câmara: vacina anti-furo de pneu. Funciona como um selante do furo na câmara. Caso ocorra um furo, o gel da vacina se acumula na saída feita na câmara evitando a perda do ar. Dá para se locomover até o próximo posto para fazer o reparo num borracheiro.
Pneus sem câmara: kit reparo e mini bomba de encher. Bem, depois de ter um parafuso encravado no pneu, é preciso se precaver desses inconvenientes. Descobri o kit reparo nas lojas da General Osório, que vem com o "macarrão" e duas pequenas ferramentas ponteagudas, faltando apenas um ALICATE, e, obviamente, a BOMBA DE ENCHER. Funciona assim: localize no pneu o objeto perfurante. Sem precisar desmontar o pneu, saque o objeto com o ALICATE, e insira no furo o "macarrão", que é essa resina no formato de um barbante, usando uma das ferramentas ponteagudas. Dependendo do quanto rodou com o pneu furado, vai precisar ENCHER o pneu e continuar viagem.
Kit Reparo - Falta ALICATE | Mini bomba de ar - pronta para levar |
---|---|
Mini bomba de ar - pronta para uso |
O estojo de primeiros socorros vai te salvar 31/12/14
Um pequeno corte na mão ou no dedo durante a viagem pode incomodar bastante dentro da luva se não tivermos o mínimo de cuidado para desinfeccionar e mantê-lo limpo com um curativo. Claro que nimguém quer ter uma contusão, mas se estivermos prevenidos com um emulgel para aliviar a dor é bem melhor. O mesmo se dá no caso de um inconveniente com os olhos.
Temos uma dica de saúde aqui no Cilindradas para quem vai pegar a estrada e não quer ficar na mão:
Rode prevenido com um estojo de primeiros socorros contendo:
- Merthiolate spray
- Antisséptico spray
- Soro fisiológico
- Analgésicos, anti-inflamatórios, anti-térmicos, para alergia,
indigestão, náuseas, vômitos, cólicas, prisão de ventre,
pomada para queimaduras e picada de insetos
- Band-aid, gazes e bandagem esterilizadas
- Algodão e esparadrapo
- Luvas descartáveis
- Colírio para os olhos
- Termômetro
- Pinça e tesoura sem ponta
- Lenços umidecidos
- Protetor solar
Verifique sempre a data de validade.
Pilote numa boa e com segurança!
Estojo de lona prático de carregar |
---|
Conteúdo do estojo |
O trocado do pedágio 31/12/14
Infelizmente, ainda não tem "Sem Parar/Via Fácil" para as motos - e a passagem pelo pedágio exige paciência. Naquelas rodovias em que as motos não são cobradas, como a Castelo Branco ou a dos Imigrantes, é uma beleza. A viagem de São Paulo a Brasília, por exemplo, não se gasta um centavo com o pedágio. Fora isso, dependendo das condições do tempo e do tamanho da fila, tentar educadamente evitar ficar sob o sol escaldante ou sob a chuva parado como um automóvel, é uma saída plausível.
Quanto ao troco do pedágio, o ideal é mantê-lo separado num estojo acoplado ao guidão. Dessa forma, evita-se tirar a luva para abrir o bolso da jaqueta e retirar o dinheiro.
Temos uma dica aqui no Cilindradas para levar o trocado do pedágio:
O estojo do celular acoplado no guidão é uma boa saída para carregar o dinheiro trocado e as moedas.
BOA VIAGEM!!